Dentes de leite precisam dos mesmos cuidados que os dentes permanentes? Qual a sua opinião?
Sim, com certeza.
Depende, precisam de cuidados, mas não tanto quanto os dentes permanentes.
Não, eles caem ainda na primeira infância.
Tecnicamente chamados de dentes decíduos, os dentes de leite formam a dentição temporária, que começa a nascer por volta dos 6 meses e a ser trocada por volta dos 6 anos.
Além de fundamentais para a mastigação e o desenvolvimento da musculatura facial e dos maxilares, eles também exercem um papel decisivo no correto posicionamento da dentição permanente. São importantes para uma dentição saudável e harmônica.
E o cuidado com estes dentes temporários influenciam os dentes permanentes, já que eles estão se formando abaixo dos dentes de leite. Lesões nos temporários, por exemplo, podem ocasionar deformidades e manchas nos dentes permanentes.
Então, SIM, eles precisam ser muito bem cuidados. Por isso, preparei algumas dicas bem práticas. Confira de depois me conta nos comentários se você gostou e já está aplicando aí com os seus pequenos.
- Antes mesmo dos primeiros dentinhos nascerem, é indicado fazer a higiene da gengiva, da bochecha e da língua do bebê com uma gaze ou um paninho umedecido para remover resíduos de leite.
- Assim que os primeiros dentes nascem, a higiene deve começar a ser feita com uma escova de dentes de cerdas macias, cabeça pequena e apropriada para a idade.
- O ideal é que a escovação seja feita por um adulto, ou sob a supervisão de um, em especial quando o creme dental for fluoretado, para evitar a deglutição do creme dental. Ah, e tenha um cuidado especial para guardar o creme dental fora do alcance das “mãozinhas curiosas”.
- Bebês podem usar pasta de dentes infantil com flúor no mínimo uma vez ao dia, na quantidade de vezes indicada pelo Odontopediatra.
- A quantidade de creme dental é mínima! De 0 a 2 anos equivale a meio grão de arroz cru, de 2 a 4 anos é um grão de arroz cru e acima de 4 anos é um grão de ervilha. E incentivar a criança sempre a cuspir.
- O fio dental também é um hábito que se constrói desde cedo! E não deve ser esquecido na rotina de higiene bucal da criança, em especial, depois do nascimento dos molares, por volta dos 2 anos e meio.
- A alimentação da criança também está intimamente ligada a sua saúde bucal. Dentes de leite podem ter cáries, assim como os permanentes, então é importante que você, mamãe, papai e os cuidadores da criança controlem a ingestão de doces e industrializados.