Está em pânico porque o dente quebrou? Primeiramente, mantenha a calma e saiba que essa é uma das emergências mais comuns na Odontologia. O importante é agir corretamente nessas horas, pois o tempo desempenha um papel fundamental. Dessa forma, se as etapas adequadas forem realizadas em um curto espaço de tempo, o resultado da fratura será mais favorável.
O que pode ocasionar a quebra de um dente?
A fratura de um dente permanente se deve a diferentes causas como acidentes, quedas, pancadas durante a prática de esportes, lutas ou por conta de alimentos muito duros (torresmo ou pé de moleque, por exemplo). Contudo, bruxismo e mordida irregular também podem quebrar o dente. Além disso, a exposição ao calor ou frio extremos, e até mesmo a restaurações mal feitas, podem contribuir para esse problema.
Devido à sua posição, os dentes mais vulneráveis são os incisivos centrais superiores, ou dito de modo simples, os dentes da frente. Estes, além de desempenharem papel fundamental durante a mastigação, também possuem grande importância estética.
Primeiros socorros antes de ir ao dentista
Em caso de dente quebrado, veja como agir para não correr riscos:
- Faça um bochecho de água morna com sal ou com enxaguante bucal para limpar o local;
- Aplique uma compressa fria na bochecha ou nos lábios sobre o dente quebrado. Isso ajudará a reduzir o inchaço e a aliviar a dor;
- Em caso de sangramento, exerça uma leve pressão com gaze que pode ser aplicada na área para absorver o sangue. Se isso não funcionar, use saquinhos de chá úmidos.
Se o dente quebrou e você conseguiu recuperar o pedaço que saiu, não utilize panos, escovas ou qualquer outro tipo de dispositivo para limpá-lo. O transporte ideal deve ser feito com o dente imerso em água mineral ou leite. Caso não seja possível, envolva completamente o pedaço do dente com parte do tecido umedecido e protegido.
O dente quebrou e você engoliu?
Pode acontecer do dente se quebrar durante uma refeição e você acabar engolindo um pedaço dele acidentalmente. Desde que o dente não seja irregular ou excessivamente afiado, não há com o que se preocupar. Porém o dentista pode determinar se existe ou não algum perigo nesse sentido.
Vá ao dentista o mais rápido possível
Um dente pode ser fraturado de diferentes maneiras:
- Dente lascado: o dente pode ser ligeiramente quebrado, deixando uma borda irregular;
- Quebra parcial: um pequeno canto do dente pode ser quebrado;
- Quebra total: quando o dente se quebra completamente, deixando-o com a metade do tamanho normal.
O dentista saberá o que fazer e determinará se é possível unir o pedaço fraturado ao dente. Para isso, são utilizadas resinas especiais praticamente imperceptíveis. Uma vez que o dentista analisou o dente quebrado, ele fará o que for mais conveniente. Em muitos casos, a restauração já é suficiente. Assim, é feito o chamado bloco com o auxílio do protesista para recriá-lo.
Em outros, infelizmente, isso não é viável. Dessa forma, a solução é a extração, um procedimento adotado principalmente nos casos em que a fratura ultrapassa a linha da gengiva; ou a colocação de uma coroa de porcelana para devolver as funções normais do dente. Vale lembrar que se a parte interna ficou exposta após a fratura, é recomendado também um tratamento de canal no dente quebrado, pois a polpa pode, até mesmo, necrosar.