Uma dúvida que aflige e tira o sono de muita gente é se o tratamento de canal dói? Hoje em dia, os avanços tecnológicos vêm transformando a odontologia, o que traz muitos benefícios, não só para o paciente, mas também para o profissional. E um deles é que com a ajuda de anestésicos locais o tratamento de canal é indolor, ou seja, o paciente fica livre da dor intensa.
O que pode acontecer é um certo desconforto pós-procedimento, mas nada que um analgésico não resolva! A área que cuida de tratamento de canal é a endodontia.
Quando é preciso tratar o canal?
É necessário fazer um tratamento de canal quando o dente apresenta uma alteração pulpar (infecção ou inflamação) ou por indicação protética. Fazer o canal dentário é uma forma de “salvar” o dente, mas para isso acontecer deve ser feito com certa urgência. As causas mais comuns são cáries ou trauma.
Como é o tratamento?
Se o dentista suspeitar de canal, faz alguns exames clínicos como Raio-X, teste de vitalidade com frio (um exame feito para verificar se o dente está vivo ou morto), por exemplo. Após a confirmação, o procedimento é iniciado.
O profissional anestesia o dente, e em seguida, faz uma abertura através da coroa até a câmara pulpar. Aí é hora de realizar a remoção do tecido inflamado ou desinfecção com o uso de limas especiais, as quais depois modelam o canal. É feita uma irrigação para limpeza dos canais e remoção de resíduos. O próximo passo é a obturação dos canais com material permanente.
Como no tratamento de canal, perde-se uma grande parte da estrutura dentária, o dente precisa passar por uma reconstrução. Um material de preenchimento temporário é colocado no topo somente para vedar o dente, para aguardar o preenchimento permanente (restauração ou uma coroa).
Se a alternativa for pela coroa, em alguns casos, é preciso colocar também um pino na raiz a fim de dar mais suporte. A coroa é fixada com cimento.
Aparelhos tecnológicos auxiliam no tratamento e garantem um resultado bem seguro. O tamanho do canal é medido eletronicamente, por exemplo, com localizador apical, e o preparo dos canais é mecanizado, com limas rotatórias e não somente com limas manuais.
Cuidados após o tratamento de canal
Se forem bem cuidados, os dentes que passaram pelo tratamento de canal podem durar a vida toda. Mas é preciso ter uma boa higienização e manter a restauração sempre em boas condições. A visita ao dentista deve ser mantida, pelo menos a cada seis meses. É nela que é feita a limpeza dentária, que ajuda a prevenir as placas bacterianas e tártaros, e também é o momento de fazer exames para checar se anda tudo bem com a saúde bucal.
Aqui na Ac Odonto temos as melhores tecnologia para minimizar o desconforto no procedimento !